Depois de algumas semanas de suspense, a FIFA bateu o martelo sobre a denuncia do Chile, que poderia colocar a vaga do Equador na Copa do Mundo em risco.
A federação chilena alegava que o lateral equatoriano Byron Castillo, na verdade, nasceu na Colômbia, e entrou com um recurso pedindo a retirada dos pontos das partidas em que o atleta esteve em campo. Caso fosse aceito, a La Roja ganharia a vaga para o mundial.
O Chile apresentou como prova a certidão de nascimento e a carteira de identidade falsa do jogador de 23 anos. Já o Equador classificou a acusação como infundadas e que a seleção garantiu a classificação pelo mérito do esporte.
Na última sexta-feira (10), no entanto, a entidade máxima do futebol emitiu um comunicado, declarando o encerramento do processo envolvendo o jogador.
“Depois de analisar as alegações de todas as partes envolvidas e considerar todos os elementos fornecidos, a Comissão Disciplinar da Fifa decidiu encerrar o procedimento iniciado contra o FEF (pela Federação de Futebol Equatoriano)”, disse em comunicado.
Apesar disso, o Chile ainda tem direito a recurso, que deve ser exercido. Dessa forma, uma nova decisão deve ser anunciada em breve.
Saiba mais sobre a Copa do Mundo
O torneio de maior prestigio do futebol mundial começa no dia 21 de novembro. Senegal e Holanda fazem o duelo de abertura, válido pelo grupo A da competição. A bola rola às 7h (horário de Brasília).
Já o Brasil, que compõe o grupo G, começa sua caminhada no dia 24, às 16h, contra a Sérvia, no Estádio de Lusail. As outras seleções que estão na chave são Suíça e Camarões.
Por fim, a grande final da Copa será disputada no dia 18 de dezembro, também no Estádio de Lusail.