Copa do Nordeste chega com novo formato em 2025: Entenda o que mudou
A Copa do Nordeste 2025 vai iniciar nesta terça-feira (21), reunindo 16 times distribuídos em dois grupos com oito. O Fortaleza é o atual detentor do título e vai em busca do tetracampeonato. Veja, a seguir, a nova fórmula de disputa da principal competição regional do futebol brasileiro.
A Copa do Nordeste terá a 1ª fase, em grupos, com 16 clubes divididos em dois grupos de oito. Em seguida, ocorrem as fases de mata-mata, das quartas de final até a final. A decisão ocorre em jogos de ida e volta e o vencedor assegura vaga na terceira fase da Copa do Brasil de 2026.
A fase de grupos conta com cada time enfrentando os clubes do próprio grupo, diferente das últimas edições. Os quatro melhores de cada chave avançam para as quartas de final. As quartas de final e semifinais ocorrem em jogo único, com vantagem de mando para o time de melhor campanha. Nesta fase, os clubes enfrentam os classificados do outro.
- 1º colocado do Grupo A x 4º colocado do Grupo B
- 2º colocado do Grupo A x 3º colocado do Grupo B
- 3º colocado do Grupo A x 2º colocado do Grupo B
- 4º colocado do Grupo A x 1º colocado do Grupo B
Copa do Nordeste define critério de vagas
A grande decisão da Copa do Nordeste ocorre em jogos de ida e volta e assegura vaga para a terceira fase da Copa do Brasil. Caso o campeão já tenha conquistado a vaga por algum critério no regulamento da Copa do Brasil, a vaga será para o clube vice-campeão, e assim sucessivamente. O Fortaleza, por exemplo, já está na 3ª fase.
A Copa do Nordeste contará com a presença de cinco clubes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro, sendo o novo recorde da competição. Os participantes da elite são: Fortaleza, Vitória, Bahia, Ceará e Sport.