Vasco pode assumir o comando do Botafogo em 2025 após SIM de Textor
A principal preocupação do Botafogo para o início da temporada 2025 está sendo oficializar um novo treinador. Com a saída de Artur Jorge para o Al-Rayyan, do Catar, o acionista da SAF, John Textor, está prestes a dar aval para a contratação de Vasco Matos. No entanto, por ter seus trabalhos consolidados no Santa Clara, de Portugal, o acerto com o Glorioso anda passando por questionamentos.
Considerado um dos fortes nomes para assumir o projeto do atual campeão do Brasil e da América do Sul, Vasco possui apenas 44 anos, mas é um dos técnicos em ascensão no futebol português. Sobretudo, é válido destacar que o comandante é bem avaliado no Botafogo, mas nenhuma proposta oficial foi depositada na mesa de seus empresários.
Detendo contrato em vigência com o Santa Clara até meados de 2026, Vasco Matos faz parte de um rol de nomes que estão sendo entrevistados por John Textor. O objetivo do empresário estadunidense é analisar o estilo de jogo de todos os treinadores, assinando somente com aquele que se enquadrar no que o Botafogo projeta. Todavia, ao que tudo indica, o acionista terá uma conversa direta com o português nos próximos dias.
Quem é a possível novo técnico do Botafogo?
O nome de Vasco Matos não é muito conhecido no futebol brasileiro devido ao término de sua carreira como jogador ser precoce. Em 2016, quando ainda era atacante, decidiu se aposentar dos gramados para imergir em cursos da UEFA. No ano em questão, conseguiu aprovação, sendo contratado como auxiliar técnico do Leixões, que estava na segunda divisão portuguesa.
Como resultado de seus esforços nos bastidores, o possível novo reforço do Botafogo assumiu seu primeiro clube como treinador no ano de 2017. Na ocasião, Vasco desembarcou no Vilafranquense, que só comandou por duas partidas. Nesse ínterim, passou ainda por Alverca e Casa Pia, até desembarcar no Santa Clara, em julho de 2023. Confira os números:
- Vilafranquense: 46 jogos – 26 vitórias – 12 empates – 8 derrotas
- FC Alverca: 19 jogos – 12 vitórias – 3 empates – 4 derrotas
- Santa Clara: 61 jogos – 25 vitórias – 13 empates – 13 derrotas.