Léo Batista começou sua carreira anunciando lutadores em lutas de boxe
Um dos principais nomes do jornalismo esportivo dos últimos 50 anos, Léo Batista faleceu no último domingo (19), aos 92 anos. O ícone da comunicação estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Rios D’Or, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, desde o dia 6 de janeiro, quando foi diagnosticado com um câncer no pâncreas.
Léo iniciou sua carreira aos 15 anos de idade, trabalhando no serviço de alto-falante da sua cidade natal, Cordeirópolis, em São Paulo. Na sequência, ele se mudou para Birigui, no mesmo estado, e conseguiu um emprego na Rádio Clube, para participar de transmissões de jogos de futebol. Além disso, Batista teve uma oportunidade em uma rádio AM na cidade de Piracicaba antes de se deslocar para o Rio de Janeiro, para trabalhar na Rádio Globo.
As primeiras chances do jornalista da “voz marcante” na televisão surgiram em meados de 1955, pela TV Rio. Paralelo aos trabalhos na emissora carioca, Léo Batista atuava como apresentador de lutas de boxe. O look utilizado pelo locutor era um terno, acompanhado de uma gravata borboleta, com a responsabilidade de chamar os atletas ao ringue e revelar o resultado dos confrontos.
O jornalista foi um dos principais responsáveis da imprensa a transmitir a imagem de lenda de Éder Jofre, um dos principais boxeadores brasileiros da história. Léo apresentou um programa na TV Rio, intitulado de “Panorama do Boxe Brasileiro” e até mesmo narrou uma luta do principal atleta brasileiro da modalidade.
Trajetória de Léo Batista na Globo
Após experiências pela TV Rio e na TV Excelso, Léo Batista foi contratado pela TV Globo em 1970. O jornalista chegou para colaborar com a transmissão da Copa do Mundo sediada no México. Em um momento de precisão, o profissional até mesmo narrou uma partida entre Peru e Bulgária, na rodada de estreia da competição.
Léo Batista ganhou visibilidade ao apresentar o “Jornal Hoje” e o “Globo Esporte” e foi um dos idealizadores do “Esporte Espetacular”. Além disso, a “voz marcante” ganhou destaque na apresentação dos gols no intervalo das transmissões de futebol da emissora e na programação do Fantástico.