Conmebol atualizou lista de campeões da Libertadores e Corinthians apareceu com 5 taças
Nos últimos anos, as equipes brasileiras estão demonstrando um amplo domínio na Copa Libertadores. Só para se ter uma ideia, de 2019 pra cá, apenas clubes do Brasil foram campeões da competição: Flamengo (2019 e 2022); Palmeiras (2020 e 2021); Fluminense (2023) e Botafogo (2024). Tal domínio também é visto no futebol feminino.
O principal campeão da competição na modalidade feminina é o Corinthians. A equipe paulista tem, nada menos, do que cinco troféus da competição da CONMEBOL. As ‘Brabas’, inclusive, são as atuais bicampeãs do torneio, tendo vencido o rival Palmeiras e o Independiente Santa Fé (Colômbia) nas duas últimas edições, respectivamente.
Na história da Libertadores feminina, o Timão ainda comemorou as conquistas em 2017, 2019 e 2021. A competição é disputada desde o ano de 2009 e, de lá pra cá, o Brasil não se sagrou campeão em apenas três edições: 2012, quando o Colo-Colo (Chile) venceu o Foz Cataratas; 2016, com o Sportivo Limpeño (Paraguai) se sagrando campeão; e em 2018, quando o Atletico Huila (Colômbia) derrotou o Santos.
Corinthians de volta a Libertadores
Este ano, a equipe do Parque São Jorge ganhou o direito de disputar uma vaga na Pré-Libertadores após uma arrancada histórica no Campeonato Brasileiro. O Timão terminou a última edição do campeonato nacional em 8° e vai duelar com o Universidad Central (Venezuela) na segunda fase da Pré, em busca de uma das últimas quatro vagas na Libertadores 2025.
Vale lembrar que a melhor campanha corintiana aconteceu em 2012, quando o clube paulista conquistou o título após superar o Boca Juniors. Aquele ano ficou marcado na história da equipe, já que o Corinthians derrotou o Chelsea na final do Mundial de Clubes. O Timão, inclusive, é o último clube brasileiro a se sagrar campeão do torneio.