Pesquisa revela maiores uniões entre organizadas no Brasil; veja lista
As alianças entre torcidas organizadas no futebol brasileiro são uma das várias camadas de complexidade que compõem esse fenômeno cultural. Essas uniões fortalecem vínculos entre torcidas em diversas partes do país, mas também intensificam rivalidades com outras organizações, criando um cenário de maior polarização. Exemplo disso são alianças como “Punho Cruzado” e “Dedo Pro Alto”, cujos sinais são reproduzidos pelos jogadores em comemorações de gols e provocações a adversários.
Recentemente, o Observatório Social do Futebol, projeto de pesquisa do Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (LEME), da UERJ, lançou o “Mapa das Alianças entre Torcidas Organizadas”. O estudo mapeia as cinco maiores alianças do Brasil: Dedo Pro Alto, Punho Cruzado, Punho Colado, Lado A e Lado B, que juntas abrangem 52 torcidas organizadas. A pesquisa detalha como essas uniões não apenas explicam episódios de violência entre torcedores, mas também revelam laços de solidariedade e cooperação em ações sociais e viagens.
A análise destaca rivalidades estaduais que são amplificadas pelas alianças, como a união entre São Paulo e Flamengo (Punho Cruzado) contra Palmeiras e Vasco (Dedo Pro Alto). Essas coalizões são formadas por uma variedade de motivos, desde suporte em viagens até afinidades culturais e históricas.
O estudo revelou algumas curiosidades, como a ausência de torcidas organizadas dos grandes Santos e Corinthians entre as principais alianças. Embora essas torcidas mantenham amizades pontuais com outras organizações, elas não fazem parte