Quantas vezes o Corinthians levantou a taça da Copa do Brasil?
Confira quantas vezes que o Sport Club Corinthians Paulista levantou a taça de campeão da Copa do Brasil, um dos torneios mais importantes do cenário atual. O time paulista é um dos mais tradicionais de todo o país e, além de todo a sua relevância histórica e cultural, ele também se destaca por toda a sua vasta lista de títulos de peso em sua sala de troféus, dando orgulho para seus torcedores.
Em relação à competição eliminatória, inclusive, não seria diferente. A equipe de Parque São Jorge já faturou três edições do torneio tão relevante para o cenário brasileiro. Ao longo de mais de 35 edições, poucos clubes conseguiram alcançar o feito tantas vezes, tornando a trajetória alvinegra ainda mais especial neste momento.
Copa do Brasil de 1995: Corinthians Campeão Invicto
A Copa do Brasil de Futebol de 1995 aconteceu entre 14 de Fevereiro e 21 de junho do ano em questão. Ao todo, foram 36 equipes participantes, com organização total da Confederação Brasileira de Futebol, a CBF. Na ocasião, o Corinthians conseguiu uma campanha histórica e invicta, garantindo seu primeiro título do torneio, que estava indo para a sétima edição.
Para começar, o Time do Povo passou pelo Clube Esportivo Operário Várzea-Grandense, mais conhecido como Operário, empatando a primeira partida em 1 a 1 e, posteriormente, goleando na volta, por 4 a 0. Na fase seguinte, as oitavas de final, o Alvinegro Paulistano enfrentou o Rio Branco, do Acre, vencendo as duas partidas, por 3 a 0 e 2 a 0, permanecendo na disputa.
Nas quartas de final o adversário foi o Paraná, que conseguiu segurar um empate sem gols no jogo de ida, mas foi derrotado por 2 a 1 na segunda partida. A semifinal envolveu um grande clássico nacional, entre Corinthians e Vasco da Gama, com uma vitória por 1 a 0 e uma goleada por 5 a 0 que colocaram o Timão na decisão.
A final foi disputada contra o Grêmio e o nome dos dois jogos foi Marcelinho Carioca, que marcou na ida e na volta. No Pacaembu, 2 a 1 para os mandantes, que também se deram melhor na volta, no Estádio Olímpico.
Copa do Brasil de 2002: Bicampeonato Alvinegro
A segunda taça alvinegra aconteceu poucos anos depois em 2002, quando a Copa do Brasil já contava com 64 equipes participantes. Nas fases iniciais, o Corinthians bateu o River do Piauí e o Americano. Já nas oitavas, o adversário foi o Cruzeiro, que caiu após um empate e uma derrota. Na fase seguinte, o Paraná apareceu novamente e, mais uma vez, foi derrubado.
Nas semifinais, um clássico gigantesco, contra o São Paulo. O primeiro Majestoso terminou 2 a 0 para o Corinthians, que chegou a perder a volta por um gol de diferença, mas se manteve classificado. A final daquela edição foi contra o pouco provável Brasiliense, que não conseguiu resistir ao destaque de Deivid. O atacante marcou duas vezes na ida, para a vitória por 2 a 1, e uma vez na volta, garantindo o empate e o título do Timão, o segundo da Copa do Brasil em sua história.
Copa do Brasil de 2009: Ronaldo Fenômeno
Coincidentemente, mais sete anos depois, chegou a hora do Corinthians levantar a taça da Copa do Brasil pela terceira vez. Nas duas primeiras fases, os derrubados pelo Time do Povo foram Itumbiara, de Goiás, e Misto, do Mato Grosso do Sul.
Já nas oitavas, porém, as partidas de grande porte nacional se iniciariam e o Timão conseguiu derrubar o então Atlético Paranaense, mesmo perdendo a rodada de ida, se classificando no saldo de gols. Posteriormente, dois cariocas entraram no caminho do Corinthians, Fluminense e Vasco da Gama, com ambos sendo eliminados.
A final representou mais um passo na rivalidade alvinegra contra o Internacional de Porto Alegre. Com gols de Jorge Henrique e Ronaldo, o Timão venceu a ida por 2 a 0, levando uma grande vantagem para o Beira-Rio. Na grande decisão, Jorge Henrique mais uma vez e André Santos fizeram os tentos do empate em dois a dois. Com os resultados, o Alvinegro Paulistano chegava na sua terceira taça.