Na última segunda-feira (18), os grupos da Copa Libertadores da América de 2024 foram definidos, em cerimônia realizada na sede da Conmebol, no Paraguai. Além dos grupos, as datas também foram marcadas, apontando que o início da fase classificatória será em 2 de abril, encerrando em 30 de maio. A sonhada final, no entanto, acontecerá em Buenos Aires, possivelmente no dia 30 de novembro.
Com os grupos já definidos, as primeiras impressões da temporada de 2024, os torcedores já realizam suas apostas. Não foi diferente para o jornalista Thiago Asmar, o “Pilhado”, que pontuou algumas equipes brasileiras como favoritas ao título da Copa Libertadores da América. Durante o programa Bate-Pronto, da Jovem Pan, o apresentador apontou Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG.
Além disso, colocou o argentino River Plate como um grande concorrente, equipe que oferece perigo e gera um alerta extra às equipes do futebol nacional. “Eu acho que não tem mais tanta disputa na Libertadores como já teve. Se for ver, só quem pode ganhar é Flamengo, Atlético-MG, Palmeiras e River Plate”, cravou o jornalista, surpreendendo aos torcedores.
Fluminense fica de fora dos favoritos pela Libertadores
Vale ressaltar que o favoritismo por brasileiros já não é uma novidade, considerando que os clubes do futebol nacional dominam cada vez mais o cenário sul-americano. As equipes, inclusive, conquistaram as cinco edições anteriores da Libertadores. O Palmeiras ficou com duas taças, o Flamengo também garantiu duas conquistas, enquanto o Fluminense levantou o caneco em 2023.
O atual campeão da Libertadores, no entanto, não é visto pelo jornalista como um grande favorito ao título. A equipe viveu dois pontos de destaque na temporada de 2024, um positivo e outro negativo. Em um primeiro momento, conquistou a Recopa Sul-Americana, mas acabou sendo eliminado pelo Flamengo no Campeonato Carioca, logo em seguida.