7 veteranos do esporte que foram mandados embora da TV entre 2022 e 2023

O esporte tem passado por uma grande renovação no jornalismo, principalmente quando falamos da TV. Após a Copa do Mundo de 2022, no Catar, nomes históricos acabaram se despedindo de suas respectivas emissoras após anos de trabalho. Confira a seguir quais foram os 7 veteranos do esporte que foram mandados embora entre 2022 e 2023:

Jota Júnior

Após uma trajetória de quase 24 anos na emissora, Jota Júnior foi dispensado do SporTV. José Francischangelis Júnior, nasceu na cidade de Americana, no interior de São Paulo, e trilhou uma carreira de sucesso no mundo do esporte.

Com passagens marcantes por outras emissoras, como a Band, onde narrou as Copas do Mundo de 1986, 1990, 1994 e 1998, Jota Júnior se consolidou como uma das vozes mais icônicas do futebol brasileiro. Em 1999, ele fechou contrato com a Globo, tornando-se parte da equipe do Premiere e do SporTV.

Maurício Noriega

Maurício Noriega encerrou sua trajetória de quase duas décadas no Grupo Globo, onde trabalhava desde 2002. Sua presença marcante e relevante no “SporTV” o tornou uma das figuras mais importantes da programação.

Ao longo dos anos, ele contribuiu de forma constante em atrações como “Bem, Amigos!”, “Redação SporTV”, “Tá na Área”, “Troca de Passes” e “Seleção SporTV”. No portal “ge”, o jornalista mantinha um blog chamado “Papo Cabeça com Noriega”.

Benjamin Back

Em abril deste ano, a SBT demitiu o jornalista Benjamin Back. Benja ficou conhecido por seu trabalho no canal pelo programa “Arena SBT”, onde contava com a presença dos comentaristas Mano, Emerson Sheik e Cicinho.

O jornalista começou a trabalhar no SBT em outubro de 2020. Inicialmente, ele também apresentava programas na “Fox Sports”, mas optou por deixar o canal do Grupo Disney devido à exigência de exclusividade que não concordava.

Casagrande

Em julho de 2022, o comentarista e ex-jogador Walter Casagrande foi demitido da Rede Globo após mais de 20 anos atuando na emissora. O ex-atleta participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo e Olimpíadas, e sempre foi um dos principais comentaristas nas transmissões de futebol da emissora.

De acordo com a coluna do jornalista Cosme Rimoli, o motivo da saída de Casagrande foi política. Segundo o jornalista, pessoas ligadas à emissora carioca deixam claro que o ex-jogador e comentarista estava falando muito mais de política do que de futebol. E estas manifestações não agradavam a alta cúpula da Globo.

Galvão Bueno

Um dos mais célebres ícones da televisão brasileira, Galvão Bueno despediu-se da TV Globo ao final de 2022, após a realização da Copa do Mundo. Anteriormente, o renomado narrador já havia anunciado que a competição, realizada entre os meses de novembro e dezembro, seria seu último trabalho na TV aberta.

Agora, Galvão realiza transmissões em seu canal no YouTube, o “Canal GB”, ao lado de velhos conhecidos, sendo eles os comentaristas Arnaldo Cézar Coelho, além do repórter Tino Marcos.

Milton Neves

Recentemente, Milton Neves confirmou que o programa “Terceiro Tempo”, o qual apresenta na TV desde 2001 e está na Band desde 2008, chegará ao fim. Em seu lugar, a emissora planeja apostar em José Ferreira Neto, o famoso “craque Neto”, que já faz muito sucesso na casa. O futuro de Milton Neves na Band ainda é incerto

Cléber Machado

Após 35 anos, a Globo decidiu encerrar o contrato de Cléber Machado. O narrador chegou ao Grupo Globo em 1988, tendo passado antes por TV Gazeta, Bandeirantes e Rádio Tupi. No currículo, o narrador de 60 anos tem inúmeros eventos, como nove Copas do Mundo, Olimpíadas, Fórmula 1, Campeonato Brasileiro, Libertadores, Copa do Brasil e outros torneios de futebol.

Confira mais detalhes de sua demissão clicando neste link.