Hoje o Brasil tem um verdadeiro protagonismo no futebol sulamericano e domina a Libertadores há 4 anos consecutivos. No entanto, nem sempre a diferença para os outros países foi tão grande e em 2011, teve uma das noites mais tenebrosas. Nas quartas de final da Liberta daquele ano quatro times foram eliminados na mesma noite.
Em 4 de amio, no jogo da volta, Fluminense, que era o principal time brasileiro, o atual campeão, foi eliminado pelo Libertad-PAR. O Cruzeiro foi eliminado pelo modesto Once Caldas-COL. O poderoso Internacional, atual campeão da Libertadores, foi eliminado pelo Peñarol-URU e o Grêmio foi eliminado pelo Universidad Católica-CHI. Vale lembrar que todos esses entraram como favoritos.
Na época, o único time que sobreviveu aquela noite para representar o Brasil foi o Santos, que tinha Neymar como principal jogador. À época, o time paulista manteve o favoritismo e venceu o Once Caldas, Cerro Porteño e o Peñarol na final.
Libertadores de 2023 tem Brasileiros como favoritos
Em 2023, a situação dos brasileiros é muito melhor e já está com um pé na final da Libertadores, já que de um lado da chave, dois dos 3 times classificados para as quartas são brasileiros, e ainda tem o Flamengo, que esá na vantagem do primeiro jogo, contra o Olímpia.
Além disso, do outro lado ainda tem Palmeiras e Atlético-MG que são grandes times e favoritos para chegarem até a final da competição, podendo chegar na final e garantir uma final brasileira pela quarta vez consecutiva. Um dos poderosos clubes sulamericanos, o River Plate está eliminado nas oitavas, o que afcilita o caminho dos brasileiros.