Em uma entrevista recente concedida ao jornal La Vanguardia, Joan Laporta, presidente do FC Barcelona, citou explicitamente quatro jovens jogadores da academia do clube como potenciais substitutos para Sergio Busquets, que encerra este ano sua longa jornada como jogador do Barcelona.
Segundo Laporta, “Xavi entende a situação do clube. Ele gostaria de reforçar o meio-campo, mas sabe que algumas opções são inviáveis e errôneas. Interromperiam a progressão da nossa academia. Temos Marc Casadó, Pau Prim, Gerard Hernández e Marc Bernal. Primeiro, temos que olhar internamente”.
Vamos conhecer um pouco mais dessas promessas do futebol catalão:
Marc Casadó
Aos 19 anos, Casadó ingressou no Barça em 2013, ainda com 13 anos, proveniente da Damm e tem sido apontado como um dos melhores meias da liga. Casadó nasceu em 14 de setembro de 2003 em Sant Pere de Vilamajor e fez sua estreia oficial no time principal do Barcelona no jogo contra o Viktoria Plzn na Champions League, em novembro de 2022.
Pau Prim
Com 17 anos, Prim é natural de Castellbisbal, nascido em 22 de fevereiro de 2006. O meio-campista iniciou no futebol com apenas quatro anos em um clube local e depois treinou na FCB Escola. Ele já carrega uma longa história no clube, tendo entrado como Benjamin em 2012 e se destacado em todas as categorias, até ganhar a braçadeira de capitão. Na última partida amigável no Japão contra o Vissel Kobe, Prim jogou durante toda a partida.
Gerard Hernández
Hernández, 18 anos, é um meio-campista do Juvenil A, nascido em 31 de março de 2005. Ingressou na academia do Barcelona em 2012, com sete anos, e desde então tem chamado atenção pela habilidade e potencial. Com sua perna direita dominante e especialização como pivô, tornou-se um dos meio-campistas com maior projeção na base do clube.
Marc Bernal
Jovem de apenas 16 anos, Bernal é um verdadeiro apaixonado pelo futebol, tanto que já passou pelo Berga e Nàstic Manresa antes de ser incorporado ao Barcelona em 2014. Nascido em 26 de maio de 2007 em Berga, ele se destaca por seu forte pé esquerdo e liderança.
Até agora, sua carreira tem sido marcada por uma constante evolução, sendo considerado uma promessa do futebol base do Barcelona. Com tais nomes apontados por Laporta, parece que o futuro do Barcelona certamente estará em boas mãos com estes jovens jogadores promissores.