O Campeonato Brasileiro já passou da metade, e muitos times já parecem estar com seus destinos definidos. Após 23 rodadas, o Brasileirão de 2022 parece que não terá muitas surpresas, tanto na parte de cima, com o Palmeiras abrindo uma vantagem considerável de 8 pontos em relação ao Fluminense, segundo colocado, quanto na parte de baixo, na luta contra o rebaixamento.
Segundo cálculos feitos pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, 3 times contam com mais de 50% de chance de jogarem a Série B em 2023. Dentre eles, estão, respectivamente, Juventude, com 92.6% de chance de cair à segunda divisão, seguido de Atlético-GO (67.9%) e Coritiba (65.2%).
Números das equipes
O Juventude, lanterna do campeonato, possui a pior campanha da Série A, com 17 pontos ganhos em 23 rodadas, acumulando apenas 3 vitórias, 8 empates e 12 derrotas. A equipe gaúcha também tem o segundo pior ataque da competição, com 18 gols marcados, e a segunda pior defesa, com 37 gols sofridos.
Já o Atlético-GO, ocupa a penúltima colocação na tabela, e conta com 5 vitórias, 7 empates e 11 derrotas. Os números são melhores quando comparados com o lanterna, visto que a equipe marcou 22 gols e sofreu 34. Vale lembrar que o Atlético está na semifinal da Copa Sul-Americana, e enfrenta o São Paulo, podendo chegar a primeira final de uma competição internacional em sua história.
O Coritiba, que subiu de divisão em 2021, está enfrentando dificuldades e não consegue se estabilizar no campeonato. Até aqui, foram 6 vitórias, 4 empates e 13 derrotas, marcando 25 e sofrendo 39 gols.
A quarta e última vaga para a Série B ainda está em aberto, mas segundo o levantamento Avaí deverá cair, com 45,4% de chances, em briga direta com o Cuiabá, que possui 41.4% de probabilidade de descer de divisão.