No último confronto entre West Ham United e AZ Alkmaar pela semifinal da Liga Europa Conferências na semana passada, familiares e amigos dos jogadores do time londrino sofreram um ataque surpreendente por parte da torcida holandesa. Sete indivíduos já foram presos e, segundo a imprensa local, ainda há 10 sendo procurados pelas autoridades.
A polícia holandesa usou um programa de televisão na terça-feira para pedir ajuda na identificação dos infratores, mostrando imagens dos suspeitos envolvidos no ataque após a partida no Estádio AZ em Alkmaar. Os policiais já identificaram 24 torcedores como suspeitos no ataque premeditado que ocorreu ao fim da partida, em que o clube da casa foi derrotado.
Banimento dos torcedores do AZ Alkmaar do campeonato nacional
De acordo com o programa de TV holandês, um menor de idade agrediu um jogador do West Ham. Os familiares e amigos dos atletas estavam presentes no estádio e as imagens do tumulto mostram alguns dos jogadores tentando intervir na confusão. Após o ocorrido, o AZ Alkmaar condenou publicamente o ataque, classificando-o como vergonhoso. A cidade de Nijmegen, onde ocorrerá o jogo entre AZ Alkmaar e NEC nesse domingo pela liga nacional, já anunciou a proibição da entrada de torcedores do clube visitante.
O clima tenso entre os dois times
Além dos 24 suspeitos já identificados, 26 pessoas entraram em contato com as autoridades holandesas com receio de terem sua identidade divulgada pelo programa de televisão, sendo que sete desses torcedores já estão presos.
Como os jogadores se defenderam?
Jogadores do West Ham, incluindo o capitão Declan Rice e o atacante Michail Antonio, se mobilizaram em defesa de seus familiares e amigos presentes no estádio durante o ataque. Com o clima tenso entre os dois times, espera-se que a segurança das próximas partidas seja reforçada para evitar episódios lamentáveis como esse.